Fazendeiro é multado em R$ 5 mil por exploração ilegal de madeira em Bela Vista

Autuado tinha doado a lenha para um carvoeiro

Luis Gustavo, Da Redação


A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bela Vista recebeu no quartel, uma equipe de Policiais Rodoviários Federais, que encaminhavam ontem (23), no final da tarde, um caminhão em péssimo estado de conservação e também o motorista não possuía habilitação.

Além da ocorrência de trânsito realizada pela PRF, o caminhão pertencia ao proprietário de uma carvoaria e transportava uma carga de 16 m³ de lenha sem documentação ambiental. O homem de 45 anos, residente em Bela Vista, afirmou possuir uma carvoaria e que havia ganhado a madeira de um proprietário rural e que pegou o material na fazenda a 45 km da cidade e levaria para fazer carvão em sua carvoaria.

Hoje (24), a PMA localizou o fazendeiro, de 66 anos, residente em Bela Vista, que confirmou a doação da madeira, porém, informou que não possuía a licença do material lenhoso. Não havia o Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento ambiental para o transporte e armazenamento de qualquer produto florestal. Foram apreendidos o veículo e a lenha.

A carvoaria do homem que havia ganhado a madeira possuía a licença ambiental. Dessa forma, o proprietário da fazenda foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 5 mil, devido a exploração da madeira ilegalmente. Ele também responderá por crime ambiental e poderá receber pena de detenção seis meses a um ano.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!